Segurança do Paciente: treinamento e desenvolvimento dos protocolos

O Projeto “Segurança do Paciente: treinamento e desenvolvimento dos protocolos” visa instrumentalizar o NSP (Núcleo de Segurança do Paciente) para desenvolver os protocolos de segurança do paciente, além de capacitar as equipes para prestar assistência segura através de treinamentos on-line.  

Além disso, busca consolidar estes protocolos a partir de auditorias sistemáticas com cunho educativo, alinhando todos os atores envolvidos diretamente (médicos, enfermagem, fisioterapia, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, entre outros profissionais) e atores indiretos (recepcionistas, higienizadoras, copeiras, entre outros) na segurança do paciente. 

Serão realizados 10 treinamentos EAD, disponibilizados através de um pacote com os seguintes temas

1: A História e a Importância da Segurança do paciente

2: Protocolos Internacionais de Segurança do paciente

2.1:Identificação correta do Paciente

2.2:Comunicação efetiva entre os profissionais da saúde

2.3: Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos

2.4: Cirurgia segura

2.5: Prevenção de infecções relacionada à assistência à saúde

2.6: Prevenção de quedas

2.7: Prevenção de lesão de pele

3.Importância da auditoria interna 

4.Uso do APP Âncora

Como funciona?

A partir dos treinamentos sobre a história, a importância e os protocolos básicos de segurança do paciente, o NSP será capaz de desenvolver os protocolos para a sua instituição. Estes treinamentos podem ser disponibilizados para todas as equipes envolvidas no processo como forma de educação permanente.

No tópico de auditorias internas, será consolidada a aplicação dos protocolos de segurança do paciente definidos pela Instituição, permitindo orientações in loco para os pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.

Ainda, nesse contexto, as auditorias internas aplicadas através do APP Âncora permitem avaliar de forma instantânea as principais fragilidades em relação ao tema, além de desenvolver ações efetivas para melhoria da assistência. Além disso, o APP é uma ferramenta que permite apresentar os dados de forma ágil e um acompanhamento de melhorias através do histórico da Instituição. Também possui relatório de apontamentos dos auditores para que os auditados possam focar diretamente nos pontos de melhoria identificados.

O pacote inclui:

  • 10 treinamentos EAD de 25 a 45 minutos cada;
  • Um ano de utilização do APP Âncora para a realização das auditorias internas;
  • Certificado de Realização do Curso com carga horária de 8 horas.
  • Diversos Materiais Complementares para leitura e utilização em capacitação das equipes.
  • Duas horas por mês de mentoria remota (no total de 10 meses).
  • Duas visitas dos auditores na instituição: presencial (com despesas de logística paga pela contratante), ou de forma remota, de acordo com o contrato.

Neste momento, os consultores da Âncora farão uma análise do status atual do Núcleo de Segurança do Paciente e dos protocolos atuais da instituição. Após, farão orientações para o desenvolvimento dos trabalhos e uma auditoria inicial em em duas áreas  para apontar o início do projeto.

Os treinamentos serão disponibilizados em uma plataforma da Âncora no site da mesma, com acesso exclusivo para cada participante.

Essa capacitação poderá ser utilizada para o NSP como ferramenta de ensino anual para cumprir a obrigatoriedade da RDC 36, além de contribuir para o desenvolvimento da educação continuada dentro das instituições no que diz respeito aos Protocolos de Segurança do Paciente.

Showing the single result